Você é o visitante número

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SENHORA APARECIDA, REFLEXO DO CORAÇÃO MATERNO DE DEUS


“Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esqueça, eu não te esqueceria nunca”. (Is 49,15)

Nesta passagem Deus declara o seu amor incondicional a Israel, usando esta rica figura, comparando seu amor ao de uma mãe pelo seu filho. Podemos falar de um coração divino com traços maternais.
Na Palavra de Deus há vários relatos que expressam o reflexo do coração materno de Deus em Maria. Por exemplo, no encontro materno e solidário com Isabel (Lc 1, 39- 45). Nas Bodas de Caná (Jo 2, 1- 11), o coração atencioso e educador de Deus em Maria. Vemos ainda o coração perseverante e amante de Maria aos pés da cruz que, mesmo no sofrimento, não desiste de seu filho, nem de Deus.
O coração materno de Deus também se revela através da pequena imagem, negra de Aparecida, encontrada pelos pescadores no rio Paraíba. Percebe-se ai um coração que conforta os aflitos, ama e ajuda os humildes. Os pescadores estavam aflitos, pois naquele tempo a pesca estava difícil. Não havia muito peixe e o Conde Assumar, juntamente com sua comitiva, deveria passar por aquela região, onde lhes seria oferecido um banquete com os peixes daquele rio.     
Vemos ainda o coração libertador de Deus quando o escravo Zacarias é solto das correntes pela intercessão da mãe Aparecida. O escravo pede o conforto e misericórdia da mãe Deus e é liberto dos grilhões. Deus não escolhe a quem amar e a quem abençoar.
Outro episódio em que o coração materno de Deus se fez presença iluminadora ocorreu no milagre das velas. O povo reunido e confiante em torno da imagem querida tinha em seus corações grandes desejos, aflições, mas, ao mesmo tempo, uma grande confiança em Deus e eis que, por intercessão da Senhora Aparecida, Deus realiza mais um prodígio, mostrando que jamais deixará de iluminar seus filhos e filhas amados, que amam e veneram sua mãe Aparecida.
Por fim, através destas palavras, relatos e milagres também nós somos convidados a ser reflexos do coração de Deus nos dias de hoje. Vivemos numa época em que a mídia, a moda, o dinheiro e o consumismo influenciam a humanidade a viver de maneira diferente e fora dos moldes cristãos. Surgem “deuses” prometedores de grandes riquezas, sucesso e grandes conquistas sem esforço algum. Infelizmente muitos se deixam levar pelas ilusões, acabam se acomodando e, na maioria das vezes, deixam sua verdadeira fé.
Que Nossa Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus, interceda por nós, para que tenhamos o coração semelhante ao de Deus, buscando fazer a sua vontade, amando os nossos irmãos e irmãs como seu Filho Jesus nos ensinou.

Anderson Lemes
Barueri -São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário